Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
24/11/2010 - 13h46

Nelly Furtado compila hits e solta inéditas para celebrar uma década nas paradas

Publicidade

MAYRA MALDJIAN
DE SÃO PAULO

Ao telefone, Nelly Furtado desembesta a falar seu português de Portugal. "Estou falando muito rápido?", brinca. A conversa muda de língua e, em inglês, ela expressa a empolgação pelo disco novo, que chegou ontem às lojas do mundo inteiro.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"The Best of Nelly Furtado", sua primeira compilação de sucessos, mostra bem a transformação da cantora canadense de ascendência portuguesa desde que estreou nas paradas com "I´m Like a Bird", em 2000. "Foi uma forma que encontrei de celebrar meus dez anos de carreira: juntar num CD as músicas que melhor refletem esse período", diz em entrevista à Folha.

Pelas contas, o álbum "Loose" (2006) é, então, o que melhor resume a eclética década artística da cantora. Com 17 faixas, o "best of" tem cinco músicas desse disco, entre elas "Promiscuous" e "Say it Right". Foi quando Nelly ficou mais sexy, na voz e no visual. "Culpa" do Timbaland, o superprodutor que deixou o som da artista pop mais dançante e com uma cara mais "rua".

Richard Bernardin/Divulgação
Nelly Furtado
A "nova" Nelly Furtado

"I'm Like a Bird" abre a coletânea, seguida de outras duas faixas de "Whoa, Nelly!" (2000). Canções de "Folklore" (2003) e "Mi Plan" (2009), o primeiro totalmente em espanhol, também aparecem na sessão nostalgia.

"Night Is Young", "Girlfriend in the City" e "Stars" são as inéditas, e confirmam o estilo mutante adotado por Nelly e por outras tantas estrelas do mundo pop. "As músicas novas entrariam originalmente no "Lifestyle", meu próximo disco. Mas decidi soltá-las logo, para dar uma ideia do que está por vir", conta.

Salaam Remi, que já trabalhou com Nas, The Fugees e Amy Winehouse, é quem comanda a produção do "Lifestyle". As duas primeiras inéditas citadas acima passaram pelas mãos dele. "Ele é divertido e muito musical, tem sido bem diferente trabalhar com ele, nos damos muito bem. Acho que as pessoas vão conseguir sentir essa energia positiva".

Entre as surpresas do próximo disco, que deve sair só no ano que vem, está "Round", som da canadense com Mike Angelakos, vocalista da banda de synthpop Passion Pit. "É uma música linda de amor. A sonoridade lembra bastante o trabalho dele com o Passion Pit, mas também tem muito de Nelly", adianta.

Na edição deluxe do "The Best of Nelly Furtado", além da nostalgia, das inéditas e de faixas bônus, há um CD com participações dela em canções de outros artistas. Só ficou faltando o remix de "Get Your Freak On", um hit da Missy Elliott (produzido por Timbaland) lançado em 2001, em que Nelly registra seu primeiro flerte com o hip-hop. "Eu adoraria fazer algo com a Missy de novo, ela é tão real. O mundo precisa de mais pessoas como ela".

Fã de rap, Nelly participou recentemente de "Hot N' Fun", do N.E.R.D., grupo de rap e rock liderado por Pharrell Williams.

Divulgação
Nelly Furtado cantou com a baiana Ivete
Nelly participa de show da Ivete Sangalo nos EUA

BRASIL E PORTUGAL

Depois de comemorar seu dez anos de carreira, Nelly vai focar no próximo álbum, que era para sair até o fim deste ano. "As pessoas estão esperando por ele, preciso terminá-lo logo", explica. "Depois disso, turnê!". O Brasil, diz ela, está incluso.

Nelly se apresentou por aqui em março deste ano e deve voltar antes da próxima turnê. "Fui convidada para passar o Carnaval aí, espero que dê certo!".

Em setembro, a canadense participou de dois shows da baiana Ivete Sangalo nos EUA. "A Ivete é uma pessoa linda. Ela também veio aqui para Toronto e gravamos duas músicas juntas. Nos divertimos muito".

As raízes portuguesas e a proximidade com o Brasil despertaram em Nelly a vontade de fazer um disco em português. Ou melhor, dois: "os sotaques são muito diferentes", explica. "Seria bem divertido fazer algo com artistas brasileiros. É um dos meus sonhos", revela.

Ela também quer gravar um álbum em Portugal, com influências do fado. Em seu primeiro disco, Nelly canta algumas faixas em português.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página