Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Acontece

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidade ganha centro voltado à fotografia

Casarão na Vila Madalena vai abrigar também produtoras culturais, livraria, escola, espaço para exposição e editora

Projeto foi criado por 4 curadores e fotógrafos; inauguração terá lançamento de livro e abertura de mostra

Claudio Edinger/Divulgação
A partir da esq.: Claudi Carreras, Alexandre Belém, Iatã Cannabrava e Clicio Barroso, curadores do centro cultural
A partir da esq.: Claudi Carreras, Alexandre Belém, Iatã Cannabrava e Clicio Barroso, curadores do centro cultural
CASSIANO ELEK MACHADO DE SÃO PAULO

A fotografia brasileira está de casa nova. Ela fica na pequenina rua Faisão (Vila Madalena), tem dois andares e 480 metros². É lá que fica a sede do "condomínio fotográfico", nome informal do espaço voltado à fotografia que será inaugurado hoje em São Paulo.

Sob o mesmo teto, passam a funcionar duas produtoras culturais, uma livraria, uma escola, um espaço expositivo e uma editora.

O centro cultural é iniciativa de um quarteto de curadores, fotógrafos e produtores: os brasileiros Iatã Cannabrava, Clicio Barroso e Alexandre Belém e o catalão Claudi Carreras.

"Vamos trabalhar no conceito de co-working, de compartilhar um espaço para desenvolvermos projetos convergentes", diz Cannabrava.

Fotógrafo e produtor cultural, ele leva para o novo espaço as atividades que desenvolvia no Estúdio Madalena, instituição que promove há mais de 20 anos festivais, exposições e cursos.

Recentemente, Cannabrava se associou na produtora com Claudi Carreras, curador com ampla trajetória internacional que trocou Barcelona por São Paulo há meio ano.

A dupla já organiza para 2013 quatro grandes eventos, entre eles a nona edição do Paraty em Foco, principal festival de fotografia do país, e o terceiro Fórum Latino-americano, encontro realizado com o Itaú Cultural que reúne, a cada três anos, dezenas de convidados.

Quase homônima à produtora de Cannabrava e Carreras, a escola Madalena Centro de Estudos da Imagem ocupa parte do espaço térreo do casarão da Vila Madalena.

Diretor da escola, o jornalista, fotógrafo e produtor cultural Alexandre Belém diz que o espaço terá três tipos de atividades: cursos de longa duração, grupos de estudo e workshops.

Para as últimas, já estão confirmadas aulas de fotógrafos do porte de Claudia Jaguaribe, Bob Wolfenson e Claudio Edinger e de um dos grandes experts brasileiros em impressão e em softwares voltados para imagem, Clicio Barroso, também sócio do condomínio.

Alexandre Belém, que também dará workshops em janeiro, aproveita o evento de abertura, hoje, para lançar seu primeiro livro. "Olhavê Entrevista" (editora Tempo d' Imagem, R$ 45, 200 págs.) reúne 27 entrevistas que ele fez com fotógrafos, curadores e pesquisadores para o Olhavê, um dos principais blogs sobre fotografia do país, ativo desde 2007.

"O conteúdo do livro está todo disponível no blog, mas sempre tive desejo de fazer a transposição para o suporte físico", diz Belém. "Quero que daqui a 30 anos alguém compre o meu livro num sebo, como eu fiz ontem mesmo com um de 30 anos atrás."

Além do lançamento do livro, outra atração da abertura do espaço é a inauguração de "Distâncias Ausentes". A mostra coletiva, com curadoria de Georgia Quintas, reúne 23 imagens de quatro jovens fotógrafos: o gaúcho Marco A. F., a mineira Daniela Paoliello, o baiano Jonas Grebler e o pernambucano Gilvan Barreto.

Deste último, será lançado em dezembro, na livraria que funciona na casa, o livro "Moscouzinho" (ed. Tempo d' Imagem). O espaço mesclará livros novos com raridades, como um exemplar da edição original de 1957 de "Candomblé", de José Medeiros, que custa R$ 1.000.

No início do ano que vem, se juntarão a estes livros os produzidos no próprio condomínio, com o selo Estúdio Madalena. Já estão previstos os dois títulos iniciais: um de Claudia Jaguaribe com fotos de São Paulo e um de Iatã Cannabrava com imagens colhidas na Rússia.

ABERTURA DO CONDOMÍNIO FOTOGRÁFICO
QUANDO hoje, às 19h
ONDE r. Faisão, 75, Vila Madalena, São Paulo
QUANTO grátis


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página