Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Acontece

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Uakti faz versões inusitadas dos Beatles

Mineiros apresentam no Sesc Pompeia disco em que tocam as canções dos ingleses com seus instrumentos caseiros

Encantamento pelo grupo fez o arranjador Marco Antônio Guimarães usar guitarra pela primeira vez

RODOLFO LUCENA DE SÃO PAULO

Tubos de PVC e de alumínio, galões de água, cabaças e músicas dos Beatles em arranjos muito sofisticados.

Essa é a inusitada combinação do show Uakti Beatles, que estreia neste sábado no Sesc Pompeia. Nele, o grupo mineiro apresenta o disco homônimo, lançado em novembro, o primeiro depois de um hiato de sete anos -"Oiapok Xui" é de 2005.

O grupo é conhecido pelos instrumentos construídos pelos músicos a partir de matéria-prima pouco convencional, como canos de esgoto. A partir da sonoridade dos equipamentos, Marco Antônio Guimarães, responsável pelos arranjos, escolheu as canções que compõem o disco e o show.

"Trabalhando uma música, eu via que ela funcionaria bem, por exemplo, com os tubos de PVC percutidos, outra mais com a marimba, outra mais com cordas", diz.

No processo de dois anos entre a seleção das faixas e a gravação do CD, ele não se preocupou com o fato de o Uakti (a sílaba tônica é "ti") ser mais identificado com música brasileira e erudita. Tocar Beatles seria uma traição às raízes? "Acho que não", diz Guimarães.

"Temos influência do jazz, de música brasileira, regional, africana, indiana, erudita, já que todos nós tocamos em sinfônica por muitos anos. Eu tenho influência dos Beatles, sempre tive, porque estava entrando na adolescência quando eles apareceram. Foi um encantamento."

Encantamento tão grande levou Guimarães a usar instrumentos convencionais. "Em 'Get Back'. É um arranjo muito forte, com solo de guitarra no final. A primeira vez em que uso guitarra no Uakti", diz. Um piano foi usado em "Come Together".

"Não tenho nada contra instrumentos eletrônicos. Se não fossem tão caros, teria todos.

Aconteceu de eu construir os acústicos, com materiais diferentes, e surgiu o Uakti. Mas não tenho preconceito nenhum. Os instrumentos de PVC, por exemplo, são feitos com cano de esgoto. Se faço isso, como posso ter preconceito contra algum instrumento?", indaga.

Ainda assim, ele diz ter feito um arranjo de "Get Back" sem guitarra, pois não tinha certeza de que o guitarrista convidado, Ian Cerqueira Pimenta, poderia vir a São Paulo.

Ele é filho de Josefina Cerqueira, que é mulher de um dos integrantes do grupo, Paulo Sérgio Santos, e cuida da percussão no show.

Aliás, o show é todo familiar -a pianista convidada, Regina Amaral, é mulher de outro uaktista, Artur Andrés Ribeiro. O grupo fica completo com Décio de Souza Ramos Filho.

UAKTI BEATLES
QUANDO sáb., 21h; dom., 19h
ONDE Sesc Pompeia (r. Clélia, 93; tel. 3871-7700)
QUANTO de R$ 5 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página