Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Experimente com o que você tem', diz especialista

Autor de livro sobre 'start-ups baratas' diz que fracasso também gera aprendizado

COLABORAÇÃO PARA FOLHA

O foco deve ser na ação e não no planejamento. Isso é o que defende o empresário Chris Guillebeau, 35, autor do livro "A Startup de $ 100". Ele afirma que hoje existem condições favoráveis para a disseminação dos micronegócios, que podem encontrar clientes mais facilmente, por meios como a internet.

Veja os principais trechos de sua entrevista.

-

Folha - Os micronegócios sempre existiram. O que há de novo hoje?

Chris Guillebeau - Sim, as empresas muito pequenas existem desde o início do comércio. O que mudou é a capacidade de se conectar com as pessoas com base em identidades comuns, interesses e valores. Nós podemos agora comprar e vender em um mercado global e não apenas para as pessoas em nossa vila ou arredores. Por "nós" eu quero dizer qualquer pessoa: você não precisa de uma grande empresa ou uma educação de escola de negócios.

Para iniciar um negócio com menos de R$ 1.000, quais são os requisitos básicos?

Pequenas empresas podem ser muito simples. Você só precisa de um produto ou serviço, um grupo de pessoas dispostas a pagar por ele e um meio de ser pago. É isso aí. No meu livro, eu tento incentivar as pessoas a se concentrar no que elas têm, não no que falta.

Mas muitos consultores e instituições argumentam que é necessário estudar muito antes de abrir um negócio e estudar bem o mercado. Seu livro mostra que isso pode não ser necessário? Por quê?

É necessário prestar atenção e fazer boas perguntas, mas certamente não é necessário se formar em algo específico ou passar anos estudando. Defendo o foco no modelo de ação, em vez do planejamento. Experimente com o que você tem.

Esse tipo de conduta normalmente incentiva as pessoas a criarem um negócio sem a noção clara do que estão fazendo. Quais os pontos positivos e negativos disso?

Até você começar algo, nunca vai saber como as pessoas vão responder a isso. Por isso, é preciso começar. A desvantagem é que pode não dar certo. Mas se você tiver a coragem de ir em frente e pelo menos não gastar uma grande quantidade de dinheiro, mesmo se não funcionar, você vai ter uma experiência de aprendizagem, em vez de apenas um fracasso.

O senhor acha que existem consumidores para tantos micronegócios? Não pode haver uma saturação?

Saturação não é um problema. Todos os dias, mais e mais pessoas se conectam na internet em todo o mundo. Há oportunidades tremendas. (RC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página