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Hóspede inesperado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Decidir viajar de última hora costuma resultar em mais gastos. Mas novas empresas brasileiras estão propondo exatamente o contrário para seus clientes.

Essas companhias são integradas aos sistemas de reservas dos hotéis e buscam quartos vagos. Como não teriam receita com aquela habitação, os estabelecimentos topam dar descontos altos, de até 80%.

As empresas de viagens de última hora obtêm receita ao ficar com um percentual não revelado do valor das diárias.

A HotelHoje, por exemplo, é um aplicativo para smartphones com parcerias com cerca de 500 hotéis no país e atuação em cem cidades.

Segundo a diretora comercial Daniela Sfoggia, 38, a perspectiva é atingir 2 milhões de usuários até junho deste ano.

"Pretendemos também expandir as operações para a América Latina. Nossa equipe de tecnologia já fica em Buenos Aires", relata.

A companhia surgiu em agosto de 2012 e os acessos são realizados principalmente por executivos que viajam a trabalho ou a lazer nos fins de semana. O público é formado por 70% de homens, com idade entre 25 e 40 anos.

Em 2012, a companhia conseguiu um investimento inicial de R$ 1 milhão, realizado pela XG Ventures e por 21 investidores-anjo. No mês que vem, a HotelHoje também vai permitir reservas feitas a partir de computadores.

Já a Hotelli Corporate realizou o caminho inverso: começou em janeiro com agendamentos apenas pelo site e neste mês lançou seu aplicativo para celulares e tablets.

O diretor-executivo do empreendimento, Paulo Cesar Garcia Júnior, 26, diz que só atende empresas e agências de viagem por uma questão estratégica.

"Quarto de hotel é o produto mais perecível do mundo, porque pode ser danificado. Além disso, o hóspede pode consumir pouco. Como nosso público é selecionado, isso não acontece", explica.

Em 2013, a companhia espera realizar 800 mil reservas, que podem valer para o mesmo dia ou para o seguinte. A escolha dos quartos pode ser feita pelo menor preço ou pela proximidade.

Júnior também afirma que negocia com companhias aéreas a possibilidade de estender os descontos para passagens compradas sem antecedência.


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