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Livro ensina a lidar com gente difícil no trabalho

Para autor, empresas devem adotar o 'confronto construtivo'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Valentões, bisbilhoteiros, maníacos por detalhes ou reclamões. Toda empresa tem exemplos de funcionários com os quais a convivência é bastante difícil.

O executivo norte-americano John Hoover, 60, autor do livro "Pessoas Difíceis "" Aprenda a Trabalhar de Maneira Eficaz com Chefes, Colegas e Clientes Temperamentais" (Senac Rio, 156 págs., R$ 22,90) mostra que é possível lidar com esses tipos no ambiente de trabalho.

E mais: eles até podem contribuir com o sucesso da empresa, se estiverem nas posições corretas.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista.

Folha - Todo mundo tem características difíceis? Quando isso é inaceitável?

John Hoover - Comportamento difícil está nos olhos de quem vê. Enquanto eu posso me incomodar com certa atitude, outra pessoa pode não ligar para isso. O relacionamento torna-se difícil quando uma pessoa não cumpre as expectativas da outra. Às vezes, a atitude é normal e as expectativas de alguém é que não são razoáveis.

Mesmo as pessoas difíceis podem ajudar a alcançar os objetivos no trabalho?

Nos negócios, muitas pessoas que produzem um trabalho eficaz, eficiente e rentável também podem ter personalidades difíceis de se conviver. Acontece o tempo todo. Aqui está o paradoxo: a organização não quer perder a produtividade e o desempenho excepcionais das pessoas difíceis. Na maioria dos casos, o comportamento difícil pode ser alterado por meio de treinamento.

O sr. menciona no livro que o confronto construtivo' é uma forma de solucionar problemas com pessoas difíceis. Como fazer isso?

O confronto construtivo significa simplesmente que os profissionais, especialmente os chefes, precisam estar em contato constante com os membros de sua equipe para tratar dos problemas e de pequenas questões, antes que eles se transformem em conflitos. O confronto construtivo mantém pequenos problemas sob controle antes que eles se tornem grandes.

Mas isso não pode causar conflitos constantes?

Quando pessoas não treinadas, geralmente chefes, tentam enfrentar questões ou problemas, elas geralmente são tão desajeitadas que causam conflitos completamente desnecessários. Esses profissionais têm maturidade emocional baixa.

Uma empresa sem pessoas difíceis existe?

Só quando todos na empresa falam a mesma língua, têm os mesmos interesses, as mesmas expectativas e os mesmos níveis de maturidade. Em outras palavras, não (risos). Mas qualquer empresa que entende a singularidade e a diversidade das pessoas pode eliminar os problemas causados pelas difíceis personalidades. Essas companhias entendem a complexidade da condição humana e se esforçam para premiar os melhores comportamentos.


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