Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aspirante a diretor financeiro precisa ir além dos números

Especialista diz que profissional deve tentar ser líder desde cedo

DO EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"

O cargo de CFO (diretor financeiro) das empresas não é exclusivo de quem se formou na área de economia. A tendência é que profissionais de outras áreas, como a de operações, assumam o posto, afirma Sanford A. Cockrell 3º, responsável por um programa da consultoria Deloitte para a formação desses profissionais.

Para jovens que sonham com o cargo, o caminho é desenvolver habilidades de liderança e aprender a influenciar pessoas. Leia trechos da entrevista.

Folha - O papel de um diretor financeiro mudou? Por quê?

Sanford A. Cockrell 3º - Sim. Hoje, eles estão mais envolvidos na aplicação das estratégias da empresa. Há três anos, no auge da crise financeira, as empresas adotaram programas de redução de custos e, na maior parte do tempo, era o CFO quem liderava a iniciativa. Há uns dez anos, esse seria o trabalho do diretor de operações.

Como alguém que almeja esse cargo pode se preparar?

Há empresas que preparam os funcionários para isso, que dão oportunidades para que eles tenham contato com o papel de liderança logo cedo. Trabalhar em organizações não governamentais também ajuda.

E se minha empresa não for assim?

Você precisa levantar a mão, apresentar-se para liderar pequenos projetos desde o começo --aprende-se muito quando se sai da zona de conforto. E procurar trabalhar em diferentes áreas da companhia, com vários grupos de pessoas. Hoje, vemos que pessoas que são promovidas ao cargo estão mais preparadas quando rodaram por vários departamentos.

O cargo está mais aberto a pessoas de diferentes formações?

Os novos CFOs estão vindo de outras áreas, como operações, porque eles podem ter uma perspectiva maior do negócio do que alguém que só lidou com finanças. Metade das pessoas que participam dos nossos programas de treinamento vem de outros setores.

Mas e a formação técnica?

Isso só funciona quando você tem uma equipe forte para ajudá-lo na tarefa. Se você não tiver a capacidade de atrair talentos, vai ser difícil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página