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Serviços em redes sociais são opção para criar negócio global
Start-ups brasileiras querem ganhar com conteúdo de usuários
Milhões de pessoas compartilham textos, fotos e vídeos em redes sociais. Por que não criar formas de explorar isso comercialmente?
É o que estão fazendo start-ups (empresas iniciantes de base tecnológica) como a Stayfilm. A companhia cria animações a partir de imagens e vídeos postados em redes sociais. Ela tem 55 mil usuários em 99 países e gerou cerca de 60 mil filmes.
Seu presidente-executivo, Douglas Almeida, 32, conta que a ideia veio quando um amigo foi mostrar para ele as fotos de sua lua de mel. "Eram mais de 2.000 imagens. Ninguém tem paciência para isso."
A ideia para simplificar isso foi apresentada em 2010 para 40 amigos que acabaram virando sócios-investidores. No total, foram arrecadados R$ 3 milhões.
O serviço é gratuito. Para este ano há planos para vender vários tipos de publicidade, como animações patrocinadas por marcas. E eles devem começar a funcionar também em smartphones.
A start-up Pergunter oferece formas de criar questões a partir de fotos e vídeos. Por exemplo, um usuário do Facebook pode mostrar a imagem de um prato de comida e questionar, no Pergunter, como melhorá-lo. Os outros darão seus palpites.
O presidente-executivo da companhia, João Paulo Costa, 30, criou a empresa na Europa, após participar da seleção da aceleradora dinamarquesa Startupbootcamp.
Atualmente há 3.500 usuários no Pergunter, que já postaram 5.000 questões (70% foram respondidas).
Por enquanto, a plataforma não tem receita, mas vai lançar um serviço para seus usuários encontrarem os produtos vistos e receberá uma porcentagem das vendas.
Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da Fiap, destaca que a imensidão de conteúdo das redes sociais criou uma "ansiedade da informação", pois as pessoas não sabem como consumir tudo o que têm acesso.
"E é muito importante pensar global desde o início, já criar versões em inglês, isso dá mais valor para a marca e ajuda a conseguir investimentos e a competir."