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Carreiras e Empregos

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O Mentor

TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br

Negócios de época

Empresários com produtos ou serviços sazonais devem usar o período de baixa nas vendas para fazer ajustes

Quem entrou em uma loja na semana passada para comprar ovos de Páscoa pode ter achado que se trata de um grande negócio, em razão das filas e do tempo para se conseguir comprá-los. Pena que isso ocorra apenas uma vez ao ano.

É o que chamamos de negócios sazonais: aqueles que possuem uma demanda muito variada ao longo do ano, concentrando suas vendas em determinados períodos. É o caso do chocolate, do sorvete, da loja de presentes, do clube aquático, das pousadas, entre outros.

O primeiro ponto que um empreendedor deve levar em conta ao abrir um negócio sazonal é iniciar suas atividades de três a quatro meses antes do pico das vendas.

Uma pousada na praia começar a operar por volta de setembro ou outubro. Assim, terá alguns meses para se preparar para a alta temporada do verão e usar esse período para fazer caixa.

Outro ponto importante é o que fazer nos meses sem movimento. No caso das indústrias, é possível escolher produtos sazonais complementares --ou seja, uma fábrica de sorvetes pode produzir chocolates no inverno e uma confecção de moda praia pode também produzir malhas para os meses mais frios.

Em alguns países, a legislação permite que uma empresa com baixa ocupação em determinados períodos do ano ceda seus funcionários para outras companhias, mas isso não é permitido no Brasil.

Outra estratégia é diversificar. Lojas de chocolates, por exemplo, começaram a servir café em suas instalações para garantir um fluxo maior de pessoas no local.

Por fim, trabalhar com um número maior de funcionários temporários, contratados apenas para o período de maior movimento e dispensados depois, pode ser uma alternativa.

É bom não esquecer de aproveitar os meses de baixo movimento para investir em treinamento, testes de novos produtos e serviços, gozo das férias dos funcionários e pequenas reformas: tudo aquilo que, se fosse feito nas épocas de maior movimento, traria grande dor de cabeça ao empreendedor.


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