Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O Mentor

TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br

Compartilhe os sonhos

Empreendedor não tem desculpa para não melhorar a capacitação dos funcionários em gestão de negócios

Ao conversar com empreendedores sobre seus principais problemas, muitos comentam sobre a baixa qualificação dos funcionários, que em razão disso não conseguem atender as expectativas. Trabalhadores com baixa qualificação erram mais e, até mais importante do que isso, não possuem iniciativa para decidir na ausência do dono do negócio, fazendo com que ele tenha de se preocupar com questões operacionais que poderiam ser resolvidas facilmente por alguém bem preparado.

De fato, várias pesquisas mostram que os indicadores brasileiros no quesito educação estão entre os piores do mundo. As pessoas terminam o ensino médio, e muitas vezes a faculdade, com deficiências crônicas. Por isso é tão importante o investimento das companhias em educação, para complementar o que deveria ser uma tarefa dos colégios e das faculdades.

Os empreendedores argumentam que não possuem verba para treinamento. Isto não é desculpa. Se há uma área em que se consegue capacitação a baixo custo é a gestão de pequenas empresas. O Sebrae oferece diversos programas a custos bem acessíveis, além de promover várias palestras gratuitas. Os centros de empreendedorismo de várias escolas em São Paulo também realizam workshops e palestras gratuitos, na maioria das vezes. Sem falar nos cursos on-line, alguns de excelente qualidade. É papel do empreendedor ir atrás dessas oportunidades e incentivar seus funcionários a aproveitá-las.

É certo que um pequeno negócio não oferece as mesmas oportunidades de carreira do que os grandes. No entanto, a grande vantagem da pequena empresa é poder propiciar, caso haja vontade do empreendedor, um amplo e rápido aprendizado aos funcionários, uma vez que eles conseguem ter uma compreensão das várias áreas de uma organização.

Por isso, empreendedor, permita que seu funcionário compartilhe um pouco do seu sonho. Faça dele um parceiro que possa tomar decisões na sua ausência e que consiga sentir um pouco o que é ser dono de um negócio. Quem sabe no futuro ele não se torna seu sócio? Mas, para isso acontecer, nunca se esqueça da importância da qualificação e da capacitação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página