Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cara a cara

Perguntas que exigem autoconhecimento são as que causam mais erros durante entrevistas de emprego

ISABEL KOPSCHITZ DE SÃO PAULO

"Quais são os seus pontos fracos?" Apesar de ser quase um clichê das entrevistas de emprego, essa é uma das questões que mais trazem dificuldades aos profissionais durante uma seleção.

Segundo especialistas, o problema é a falta de autoconhecimento das pessoas, o que provoca até reações físicas como perder a voz, suar frio, gaguejar e se mexer sem parar na cadeira.

Para a gerente de recrutamento e seleção da empresa de RH ManpowerGroup, Adriana Thomazinho, perguntas que instigam os candidatos a citar seus defeitos causam angústia.

"O que falta à maioria é autoconhecimento. Algumas pessoas não conseguem elaborar a resposta. Quando o profissional trava', perde a oportunidade de revisitar as próprias ações e se avaliar."

As respostas menos valorizadas são as ensaiadas e as que recorrem a clichês. E as mais bem-vindas são as que aliam conhecimento sobre si mesmo e atitude.

"A pior coisa é perguntar por que não te contratar?' e ouvir uma resposta ensaiada, que transforma uma qualidade em defeito, do tipo sou perfeccionista' ou sou detalhista'", diz Francine Graci, gerente de aquisição de talentos do Twitter Brasil.

"Buscamos paixão e personalidade e percebemos quando a pessoa está apenas atrás de um salário ou de um cargo ou só quer entrar em uma empresa de tecnologia."

A Folha perguntou a dez responsáveis por recrutamento de grandes empresas, incluindo companhias especializadas em seleção, quais questões causam mais desconforto aos profissionais. A maioria apontou perguntas que medem habilidades como tolerância à frustração e comportamento sob pressão.

Suponha que estejamos comemorando algo daqui a um ano. O que seria?

Responder "a minha promoção" é errado se a empresa ou o cargo não permitirem um crescimento tão rápido
A pergunta testa visão de futuro, planejamento e conhecimento do candidato sobre o plano de carreira da empresa. Pode ser considerada uma boa resposta até um projeto pessoal como "o nascimento da minha filha"

Considerando as suas experiências profissionais, como você avaliaria a necessidade de revisitar seus pontos a serem desenvolvidos?

Muitos recorrem a frases como "não sei dizer não" ou "sou perfeccionista". Outros discutem questões familiares
O candidato deve citar suas características serem desenvolvidas, relacionando pontos positivos e experiências profissionais. É preciso que ele indique o que espera da carreira, seus desafios específicos e o que gosta de fazer

Cite um projeto profissional que deu errado, como e por quê?

Um dos maiores erros é contar uma história de forma a empurrar para os colegas de trabalho a culpa de algum fracasso
Essa pergunta é mais abrangente do que apenas pedir para o candidato enumerar suas habilidades. A resposta deve mostrar que ele sabe assumir erros e responsabilidades

Como você enxerga sua carreira em uma média de cinco anos?

Os candidatos são muito imediatistas ou não apontam o que precisam fazer para atingir o objetivo nesse período
É preciso formular um objetivo que seja coerente com o plano da empresa e também com as habilidades pessoais do candidato. Não vale dizer que, em um ano, você já estará promovido, tocando projetos da companhia no exterior e com uma pós-graduação. É uma expectativa alta demais

Como a sua equipe descreveria como é trabalhar com você?

Muitos candidatos enumeram apenas as qualidades. Mas o recrutador pode pedir para ouvir a equipe deles
Não seja positivo demais. Conte pontos fortes e fracos que, com certeza, você já deve ter ouvido de seus subordinados ou colegas. No caso das fraquezas, aproveite para mostrar alguma atitude que tenha tomado ou que pretende tomar para reverter a imagem ruim

Por que eu não o contrataria?

As respostas de boa parte dos candidatos em relação às fraquezas são ensaiadas e, muitas vezes, clichês. Eles não descrevem aspectos verdadeiros em que precisam se aperfeiçoar
A resposta ideal deve ser não convencional e mostrar personalidade e alinhamento com a cultura da empresa. Pode-se tentar algo como "mas você deveria me contratar, porque posso colaborar de modo A ou B para a empresa" ou "porque tenho certeza de que a companhia fará uma ótima escolha profissional"

Faça uma estimativa do número de pneus de borracha no mundo

Não se deve tentar contar os pneus a partir da produção de petróleo mundial. Seria impossível um resultado exato
A boa resposta é aquela que descreve o raciocínio usado para chegar à estimativa. O candidato precisa considerar, em voz alta, variáveis como a população mundial, o número de veículos motorizados, os pneus produzidos anualmente e os antigos e a vida útil do equipamento


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página