Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desktop

WI-fi para todos

DO EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"

Oferecer wi-fi grátis pode ajudar um restaurante ou uma loja a atrair clientes e a faturar com os produtos que eles consomem. Mas empresas estão tentando fazer com que esses negócios ganhem dinheiro de forma mais direta com a rede de internet.

Começam a surgir no Brasil sistemas em que, ao conectar o computador ou o celular à rede sem fio, o usuário vê anúncios de determinadas marcas --elas pagam para o dono do estabelecimento para fazer essa publicidade.

A Sonar9 começou a oferecer a ferramenta em janeiro e hoje está em 27 estabelecimentos, entre clubes, restaurantes e lanchonetes.

A companhia cobra em média R$ 200 por mês do estabelecimento. As negociações sobre os valores ganhos com publicidade são feitas caso a caso (os próprios empresários podem fazer a negociação com anunciantes).

Oscar Geigner, 56, sócio-fundador da companhia, afirma que uma das principais dificuldades é a qualidade das redes disponíveis.

"Os shoppings, por exemplo, têm a infraestrutura mais simples possível para o wi-fi. Alguns às vezes nem tem, porque nunca ninguém ganhou dinheiro com isso", diz.

A agência Enox, que vende publicidade em locais como restaurantes e lojas, começou a oferecer o serviço no ano passado. A companhia instalou a rede wi-fi em 150 estabelecimentos e comercializa anúncios para grandes empresas --o dono do local fica com 30% da receita.

Para Ernesto Villela, 37, sócio-fundador da Enox, esse tipo de sistema ajuda as empresas a se relacionar melhor com os clientes.

"Você consegue um relatório de todo mundo que entrou no wi-fi e descobre quem são os clientes que frequentam mais", afirma.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página