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Brechó de luxo

DE SÃO PAULO

O mercado de luxo tem se preocupado cada vez mais em atestar a originalidade de produtos usados.

O brechó de luxo on-line Etiqueta Única tem uma equipe de quatro pessoas treinadas especialmente para verificar as peças.

"Olhamos cada detalhe. Se no final, estamos na dúvida, mandamos o produto para a loja da marca e, se não conseguirmos ter certeza, o declinamos", explica a fundadora, Patricia Sardenberg, 27.

Hoje, o site tem cerca de 1.300 peças, entre roupas, sapatos e acessórios - as marcas variam de Adidas a Dior. A empresa cobra uma comissão sobre o valor das vendas.

O volume de vendas mensal do site é de R$ 1,1 milhão e o ticket médio é de R$ 950. Segundo Sardenberg, entre os itens mais procurados estão as bolsas, que representam 40% das vendas.

Foi de olho nesse mercado que Fernanda Belém, 37, criou o site de aluguel de bolsas Bolsaetc, com marcas como Louis Vuitton e Chanel.

A empresária conta que prefere comprar as peças diretamente nas lojas, mas que, quando compra algum item usado, autentica-o antes de disponibilizá-lo no site.

"Mando fotos de todos os detalhes para um site inglês, especializado na autenticação de itens de luxo. Uma vez, descobri que o item era falsificado porque faltava uma gravação no zíper", conta.

Para ter certeza de que o produto é original, ela gasta em torno de £ 5 (aproximadamente R$ 19) por peça.

O valor do aluguel das bolsas varia, mas a média é de R$ 250 mensais.


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