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De volta à feira

DE SÃO PAULO

Em um momento em que as atenções dos empreendedores se voltam para o comércio virtual, a Sementes de Paz, que oferece um serviço de entrega de produtos orgânicos, está fazendo o caminho oposto, o da feira real.

No fim do ano passado, a empresa começou a vender em um feira especializada em orgânicos na região do parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. A iniciativa já representa 10% da receita da Sementes, que fatura em torno de R$ 1 milhão por ano.

"Vimos que só o modelo de negócio do 'delivery' talvez não fosse alavancar nosso crescimento", diz Diogo Pires, 29, sócio da empresa.

"O brasileiro ainda tem o costume de querer pegar, cheirar e sentir o produto. E no comércio virtual não existe esse contato físico."

A empresa estuda passar a atuar em outras feiras e abrir uma loja física. Pires nega que a medida seja um retrocesso. "Em termos de relacionamento, é um passo à frente, porque muita gente não conhece o que é o alimento orgânico. Esse contato com o consumidor enriquece."

Outra estratégia da empresa para crescer é atuar em conjunto com os próprios concorrentes que também vendem orgânicos.

A ideia é usar a capacidade ociosa do armazém da Sementes em São Paulo para serviços de montagem de cestas de produtos e sua distribuição -a empresa fica com 20% a 30% da venda.

Os produtos frescos vendidos pela Sementes, como frutas e verduras, são fornecidos por pequenos produtores do interior de São Paulo. A empresa usa o mote do "comércio justo", em que todos na cadeia produtiva são remunerados de forma adequada. Os fabricantes recebem 56% do valor da venda dos produtos.


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