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Programa estimula empresas de mulheres

Executivas de sucesso vão aconselhar novatas

DE SÃO PAULO

Pesquisa divulgada pelo Sebrae na semana passada mostra que as mulheres lideram 49,6% dos negócios com até três anos e meio de operação no país. Para a consultoria Ernst & Young Terco, elas têm dificuldades para fazer as empresas crescerem.

Por isso, a empresa lançou no Brasil o programa "Winning Women" (mulheres vencendo), que tem o objetivo de unir empresárias de sucesso e empreendedoras com potencial de crescimento.

A iniciativa, que já funciona em países como Estados Unidos e Reino Unido, vai escolher 15 líderes de negócio de médio porte, que vão receber apoio e aconselhamento de executivas como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Sonia Hess (Dudalina) e Sylvia Coutinho (HSBC).

Beth Brooke, vice-Presidente global de políticas públicas da Ernst & Young, disse à Folha que as mulheres correm mais riscos de ficarem "empacadas" nos negócios, por terem menos acesso a redes de contatos, canais de distribuição e investimento, em um mundo corporativo ainda dominado por homens.

Por isso, ela defende que empresárias bem-sucedidas atuem como "patrocinadoras" das mais jovens. "Não é apenas servir de mentora, mas, sim, ajudar as empresárias a conseguirem mais clientes e financiamento", afirma Brooke. "É usar a própria reputação para ajudar outra mulher."

As mulheres, que serão selecionadas por um júri formado pelas próprias conselheiras, sócias da consultoria e outras executivas, devem ser líderes de empresas de médio porte que estejam, preferencialmente, fora do eixo Rio-São Paulo. A lista será divulgada em agosto.


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