Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brainstorm

Ideias compartilhadas

Como identificar que uma franquia pode ser uma furada?

Claudia Bittencourt, presidente da Bittencourt consultoria

A consultora Claudia Bittencourt, 60, especializada em franquias, tem algumas recomendações que valem para todos os tipos de redes, boas e ruins: conversar com os franqueados atuais -e, principalmente, com os que já abandonaram a marca- e pedir para um advogado ver o contrato.

-

Mercado secundário

É possível entrar em uma rede adquirindo uma unidade já estabelecida. Se esse for o caso, é importante saber os motivos que estão levando o antigo franqueado a se desfazer da operação

Calouros

A essência das franquias é transferir conhecimento. Se a marca é nova e já começou como franqueadora, sem passar por aprendizado com unidades próprias, a chance de dar errado é maior

Sinal amarelo

Uma mostra de que talvez a franqueadora sobreviva somente da taxas de franquia é se ela incentivar o candidato a franqueado a pegar dinheiro emprestado para poder ingressar na rede

FÁCIL DEMAIS

Se a marca está crescendo rapidamente, com poucos -ou nenhum- critério na seleção dos franqueados, pesquise mais dados da empresa; busque saber como é a situação financeira


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página