Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pesquisa

Risco de demência em idosos cai 25% em países ricos

DO "NEW YORK TIMES" - O número de pessoas acima de 65 anos que sofrem de demência caiu 25% nas últimas duas décadas, segundo estudo realizado na Inglaterra e no País de Gales.

Para os pesquisadores, a redução deve atingir outros países desenvolvidos, confirmando a suspeita de que pessoas mais saudáveis e com maior escolaridade têm risco menor de desenvolverem doenças mentais como o alzheimer.

Outro estudo, conduzido na Dinamarca, confirma a tendência. Idosos acima de 90 anos se saíram melhor em testes de habilidade mental aplicados em 2010 se comparados com exames similares realizados no ano 2000 em pessoas da mesma faixa etária à época.

As pesquisas, publicadas na revista "Lancet", mostram queda de 8,3% para 6,2% no número de pessoas acometidas por demência.

Além do nível educacional, o controle da pressão sanguínea e do colesterol reduz os riscos porque alguns tipos de demência são causados por pequenos derrames e lesões vasculares ao longo da vida.

Projeções recentes haviam indicado que o número de pessoas acometidas por esse tipo de doença deveria dobrar nos próximos 30 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página