Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estudante americano acha fóssil de dinossauro bebê

Garoto do ensino médio achou esqueleto mais completo já registrado da espécie

GIULIANA MIRANDA DE SÃO PAULO

Um estudante de ensino médio dos Estados Unidos encontrou por acaso o fóssil de um bebê dinossauro parassaurolofo --um gigante herbívoro conhecido por ter uma chamativa crista. O exemplar é o mais completo já registrado dessa espécie.

Dois paleontólogos profissionais haviam passado dias antes a poucos metros do local em que o menino Kevin Terris encontrou o bicho, no Estado de Utah.

"No começo, eu estava interessado em ver o que era aquela parte inicial de osso saltando para fora da pedra", disse o estudante. "Quando nós expusemos o crânio, fiquei em êxtase."

Em um esforço inédito para difundir a descoberta, o material foi escaneado em 3D e está disponível on-line em www.dinosaurjoe.org.

O artigo relatando a descoberta foi publicado na revista de acesso livre "Peer J".

O fóssil de 75 milhões de anos tinha ainda tecidos moles, o que permitiu analisar em mais detalhes o animal.

Quando adulto, o réptil grandalhão passava dos 7,5 metros. O exemplar encontrado, porém, tinha cerca de 1,8 metro. Segundo os cientistas, ele morreu antes de completar um ano. Mesmo assim, já ensaiava uma pequena protuberância na cabeça.

Além do caráter ornamental, os pesquisadores dizem que a crista desse dinossauro também contribuía para seus sistema vocal.

O esqueleto de Joe estava tão bem conservado que os pesquisadores conseguiram até fazer uma simulação dos sons que o bicho emitia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página