Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estímulo no cérebro de rato restaura movimento

Bichos com lesão parcial de medula melhoraram

RICARDO BONALUME NETO DE SÃO PAULO

Experimentos com ratos abriram a possibilidade de, no futuro, restaurar alguma mobilidade em pacientes paralisados devido a danos na medula espinhal.

A técnica foi direto à fonte: estimulou eletricamente a região do cérebro ligada à locomoção. E trata-se de uma região bem antiga do cérebro, que outros animais vertebrados também possuem. A "região locomotora mesencefálica" é um centro de comando ligado à rede de nervos voltados à locomoção.

A equipe de Lukas Bachmann, da Universidade de Zurique, Suíça, estimulou essa região em roedores com danos na espinha. Foram testados animais com diferentes graus de lesão.

Segundo os autores do estudo, publicado na "Science Translational Medicine", muitos pacientes paralisados ainda têm fibras nervosas poupadas. A melhora de locomoção se deu em animais com dano crônico mas parcial na medula.

Outras terapias em estudo visam regenerar as fibras nervosas, algo que o próprio corpo tenta fazer por alguns meses. Se a técnica chegar a ser usada em humanos, poderia, portanto, valer mesmo em caso de lesões antigas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página