Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Grilos e mamíferos possuem audição parecida, apesar da distância evolutiva

Divulgação
Grilo de espécie que habita ilha no Pacífico, na costa da Colômbia, e tem sistema auditivo semelhante ao de mamíferos
Grilo de espécie que habita ilha no Pacífico, na costa da Colômbia, e tem sistema auditivo semelhante ao de mamíferos
JOELMIR TAVARES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A descoberta de um órgão não identificado anteriormente no ouvido de grilos mostrou que os sistemas auditivos desses insetos e de mamíferos são mais parecidos do que se imaginava.

Ambos têm a audição feita em três etapas e possuem uma estrutura responsável por transformar a energia acústica das ondas sonoras em energia mecânica, hidráulica e eletroquímica.

Cientistas do Reino Unido constataram que grilos naturais de uma ilha na costa da Colômbia têm uma vesícula auditiva que faz a conversão.

Ela é preenchida por um fluido e tem formato de caracol, assim como a cóclea, órgão que desempenha a mesma função nos mamíferos, junto com três ossinhos (martelo, bigorna e estribo).

As semelhanças surpreendem pelas diferenças entre os organismos de insetos e mamíferos e por seus processos distantes de evolução.

As quatro "orelhas" dos grilos colombianos, por exemplo, ficam localizadas nas duas patas dianteiras e são partes minúsculas de seu aparelho auditivo.

Não se sabia como são as conexões dos vários órgãos para permitir que os insetos ouçam. Cientistas acreditavam que só os vertebrados tinham um processo eficiente de conversão de vibrações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página