Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

O atleta e os obesos

Apenas uns poucos dias após o implante de uma prótese de quadril no Hospital Israelita Albert Einstein, o paciente Edson Arantes do Nascimento, 72 anos completos, já estava com alta hospitalar.

Mais uns poucos dias de fisioterapia e Pelé, o Atleta do Século, voltará a andar normalmente, sem dor.

Além da eficiente atenção médica recebida, essa evolução favorável deve-se também ao fato de Pelé ter mantido, depois de se aposentar como atleta, o peso dentro dos parâmetros normais.

Não é o que acontece, entretanto, com algumas pessoas excessivamente obesas.

Uma revisão publicada em outubro numa revista médica especializada em cirurgia ortopédica, o"Journal of Bone & Joint Surgery", analisa estudos sobre o pós-operatório das cirurgias de implante de próteses no joelho de obesos, tipo de operação observado com uma certa frequência nas últimas décadas, segundo os especialistas.

Para o professor Gino Kerkhoffs e colaboradores da Universidade de Amsterdam, a obesidade do paciente é um fator negativo a ser observado na operação de artroplastia do joelho.

Os autores verificaram, com base em 14 trabalhos publicados relacionando 15.276 pacientes operados, que a presença de infecção foi mais frequente em obesos.

Outras pesquisas, realizadas com um total de 12.101 pacientes, indicam a necessidade de remoção ou troca da prótese, por diferentes motivos, em pacientes obesos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página