Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Conjunto gigante de radiotelescópios será inaugurado hoje no Chile

SALVADOR NOGUEIRA ENVIADO ESPECIAL A SAN PEDRO

Será inaugurado hoje no Chile o mais ambicioso projeto de astronomia em solo até agora.

O Alma (sigla para Atacama Large Millimeter/submillimiter Array) é composto por 66 antenas espalhadas por uma área imensa no platô Chajnantor. Elas trabalham em concerto para produzir imagens equivalentes às que seriam obtidas com uma única antena gigante de 16 km -o equivalente a 130 campos de futebol enfileirados.

O custo do projeto é estimado em US$ 1,5 bilhão e bancado pelo ESO (Observatório Europeu do Sul), além de americanos, canadenses e japoneses.

A radiação captada pelo Alma vem na forma de infravermelho e ondas de rádio. Graças a um supercomputador, as informações de todas as antenas são combinadas em uma única imagem.

Das 66 antenas previstas, 57 estão instaladas. O local, a 5.000 metros de altitude, tem atmosfera rarefeita, o que reduz a interferência do ar nas observações.

O Alma detecta coisas não observáveis em luz visível, como estrelas em formação, abrigadas em casulos de poeira. O Brasil, vinculado ao ESO por um acordo que ainda precisa ser ratificado pelo Congresso, será representado pela astrônoma Beatriz Barbuy, da USP.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página