Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tordesilhas reabre com oito novos pratos

Agora instalado na alameda Tietê, nos Jardins, o restaurante serve receitas inéditas, como guisado de cordeiro

Uma casa arejada, com jardim e salão envidraçado com vistas para a rua é base para a cozinha de Mara Salles

MARÍLIA MIRAGAIA DE SÃO PAULO

Foram dois meses de portas fechadas até que o Tordesilhas, referência em cozinha brasileira, voltasse a funcionar. Há uma semana, a casa atende na alameda Tietê, nos Jardins, depois de passar 13 anos em seu endereço anterior, na rua Bela Cintra, do lado de lá da avenida Paulista.

"Foi uma transição dolorosa. Nesse tempo, eu estava preocupada com a dispersão da equipe", diz Mara Salles, chef e proprietária, que conseguiu manter 100% dos seus funcionários na casa.

Durante o intervalo, o espaço foi reformado e recebeu novos recursos --como câmaras frias, uma cozinha para pré-preparo e uma adega.

A pausa também serviu para Mara criar oito pratos. As novidades, segundo ela, vieram "a partir de produtos" com os quais ia se deparando. É o caso da carne usada na casquinha de siri, que ela traz de uma cooperativa de catadores do sul da Bahia.

Ingredientes também são protagonistas da sugestão batizada de "prato de resistência", que nasceu para provocar "paladares triviais", acostumados a texturas macias e excesso de doçura.

É um prato que passará por mudanças, de tempos em tempos, a depender dos produtos pinçados pela chef. Mas há de reunir, sempre, componentes como vísceras, elementos amargos e cortes menos óbvios de carnes. A primeira versão é um guisado de moela com canjiquinha.

No menu, alguns preços foram reajustados, atualizações que não eram feitas há um ano, diz o sócio Ivo Ribeiro.

Com a mudanças nos horários (a casa não abre mais para almoço durante a semana), o Tordesilhas pretende atrair clientes no happy hour. E, para isso, o novo espaço --mais amplo, com mesa comunitária vermelha e um salão envidraçado, do qual se vê a rua-- é bem convidativo.

Idem para as opções para compartilhar (como o bolinho de pirarucu) e para os pratos que podem ser pedidos em versões menores (como o bobozinho de camarão).

Móveis e objetos --a pimenteira de madeira, o vaso de manjericão, as portas e até a escada que leva ao subsolo-- foram transportados do antigo para o atual endereço.

Mas, os cômodos arejados, as janelas largas e o jardim fazem o cliente se sentir em casa ali. Seja ele habitué ou não.

PROJETOS

Com a mudança, surgiram novos projetos, que devem ser lançados daqui a cerca de duas semanas. Um deles é a pequena área para eventos, com vista para um jardim, em que Mara pretende dar aulas e fazer jantares fechados.

O outro, o Tem Tacacá na Tietê, sai do restaurante e vai às ruas: uma vez ao mês, a chef vai montar uma barraca de tacacá (caldo que leva tucupi, jambu e camarão seco) na porta da casa. E servir a receita ali, a partir das 17h.

TORDESILHAS
ONDE al. Tietê, 489, Jardins, tel. 0/xx/11/3107-7444
HORÁRIO ter. a sex., das 17h à 1h; sáb., das 12h às 17h e das 19h à 1h; dom., das 12h às 17h


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página