Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Boni e Ricardo Amaral lançam guia de restaurantes estrelados

Ex-diretor-geral da Globo e empresário reuniram 378 casas de 26 países em livro

Quatro brasileiros estão na lista; apresentados em ordem alfabética, estabelecimentos não formam um ranking

CRISTINA GRILLO DO RIO

Ex-diretor-geral da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, 78, cansou de atender amigos que, antes de viajar, pediam indicações de restaurantes. Situação semelhante vivia o empresário Ricardo Amaral, 72.

Amigos há mais de meio século, os dois decidiram reunir suas listas. O resultado é "Boni & Amaral -- Guia dos Guias", que será lançado na próxima semana.

São três grandes listas, com 378 restaurantes de 26 países. Na principal estão os "100+", os melhores do mundo na avaliação da dupla.

Oitenta deles foram visitados pelos autores. Os demais foram escolhidos a partir da sugestão de amigos, gourmands como eles, que formaram um "conselho consultivo" --entre eles, o publicitário Washington Olivetto.

"Para estar entre os cem não basta ter boa cozinha. É preciso ter criatividade, ser inovador", explica Amaral.

Na lista seguinte estão 185 restaurantes recomendados pela dupla. A terceira reúne 93 locais para ver e ser visto. "Fui a todos", diz Amaral. "E eu provavelmente a nenhum. Não gosto nem de ver, nem de ser visto", completa Boni.

Boni e Amaral deram notas de 1 a 10 às casas. Na lista dos "100+" entraram os que obtiveram mais de 17 pontos. Mas com um pouquinho de paciência o leitor descobre os favoritos da dupla. Onze restaurantes conseguiram 20 pontos. Há surpresas.

O dinamarquês Noma e o espanhol El Celler de Can Roca, que nos últimos anos ocuparam o topo da lista dos melhores do mundo organizada pela revista britânica "Restaurant", não estão entre eles.

"O Noma é uma experiência curiosa", diz Amaral. "É bom, mas não estaria no topo da minha lista", diz Boni.

Além de dar suas notas, Boni e Amaral informam a cotação recebida em guias como o "Michelin" e o "Gault&Millau", e contam histórias.

"Elas ajudam a entender como determinado restaurante chegou àquele nível. É uma visão quase antropológica", diz Amaral.

GUIA DOS GUIAS
AUTORES Boni e Ricardo Amaral
EDITORA Casa da Palavra
QUANTO R$ 49,90 (332 págs.)
LANÇAMENTO no dia 10, na Livraria Travessa do Leblon, no dia 11, na Argumento, da Barra (ambas no RJ), e no dia 12, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi (SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página