Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cozinha sentimental - Izete dos Santos Costa, 49

A senhora do cacau

(...) Em 2006, pensei em resgatar o chocolate do Combu. Fiz isso porque queria vender produtos meus. Não imaginava essa repercussão

MARÍLIA MIRAGAIA ENVIADA ESPECIAL A BELÉM

RESUMO

Izete dos Santos Costa, 49, a dona Nena, produz uma pequena e disputada quantidade de chocolate na ilha do Combu, em Outeiro, distrito de Belém (PA). O produto é usado, por exemplo, pelo chef Alex Atala, do D.O.M., em seu menu-degustação. O paraense Thiago Castanho também o utiliza em sobremesas no restaurante Remanso do Bosque, em Belém. Em 2006, dona Nena recuperou a receita de antigos moradores da ilha, que estava se perdendo.

-

Fui criada no meio do cacau. Meus pais cultivavam. Quando casei, meus sogros também vendiam as sementes da fruta e faziam chocolate em casa.

Era de uma maneira bem simples: depois de torrar, descascavam a semente de cacau e "batiam" no pilão com açúcar. Era assim que os "antigos" faziam aqui na ilha.

A ilha do Combu está a 15 minutos de Belém, mas não tem linha regular de barco para a cidade, só no fim de semana. Eu prefiro assim. Precisamos continuar a conviver com a natureza com harmonia. A ilha é quase toda floresta. Os moradores vivem nos rios que cortam a ilha. Na parte interna do Combu, encontramos árvores de cacau, cupuaçu, pupunha...

Dá também açaí, que é a primeira fonte de renda da maioria das famílias. Mas, para mim, é o chocolate. Comecei a trabalhar com cacau em 2002, fazendo artesanato. Mas meu grupo se desfez, o mercado já estava saturado.

Foi em 2006 que eu pensei em resgatar a receita do chocolate do Combu. Fiz isso porque queria vender produtos meus --processando o produto, a renda é maior. Não imaginava que ia dar uma repercussão tão grande.

Conheci o Thiago [Castanho, dos restaurantes Remanso do Peixe e do Bosque, em Belém] em 2011. Foi quando ele começou a usar meu chocolate, 100% de cacau.

Achei que ele ia me pedir para fazer mudanças na receita. Mas ele me disse: "Não muda essa receita, não". Hoje, ele usa meu chocolate e até minhas folhas de cacau para uma sobremesa.

Um chef de São Paulo, Alex Atala, também usa [em um menu-degustação do D.O.M., na receita de mandioquinha glacê, que leva chocolate da ilha do Combu e chantili de mel de abelha indígena].

Durante a safra, que vai de janeiro a maio e de junho a setembro, vendo 15 quilos de chocolate por semana. Quando não está na época, faço uma lista de espera.

Fiquei um tempo fazen- do testes para encontrar a receita do chocolate. Estraguei muito cacau até encontrar a temperatura certa para a torra, que faço no meu próprio forno.

Também perdi dois liquidificadores, que queimaram enquanto eu tentava bater as sementes. Então, resolvi usar meu moedor de carne. Deu certo. Depois de processado, o cacau fica pastoso e aí é só fazer a "poqueca" [espécie de lajota, envolta em folha de cacau, que custa R$ 6 por 100 g] e esperar secar.

Criei um produto sem saber que era de qualidade. Quando algumas pessoas da ilha veem, choram. Essa cultura estava se perdendo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página