Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tic-tac

O "Comida" foi à cozinha testar receitas para mostrar que é possível cozinhar uma refeição em até 45 minutos; confira três menus com entrada, prato e sobremesa

MARÍLIA MIRAGAIA DE SÃO PAULO

Quando Alice Waters, a cozinheira que deu o primeiro impulso ao movimento Slow Food na América, planeja o que fará para o jantar, em casa, se faz uma sucessão de perguntas: o que tem na geladeira? E no mercado? Quanta energia quero gastar?

Mais: Alice jamais irá servir aos parentes e amigos um jantar que tenha lhe causado estresse no preparo.

Pois o "Comida" colocou a mão na massa para mostrar que dá, sim, para cozinhar em casa sem estresse, mesmo com o tempo curto.

A reportagem reuniu e testou cinco menus (com entrada, prato principal e sobremesa) que podem ficar pronto em até 45 minutos.

Para essa missão, foram obrigatórias (várias) visitas a supermercados. Diante da dificuldade de encontrar itens (como framboesa ou maple) ou de preços que avançam o sinal (caso do queijo de cabra) surgiram ideias de adaptações --todas assinaladas nas receitas.

Se tem pouco tempo, o mais importante é saber escolher o ingrediente. "Um escondidinho de mandioca não vai ficar pronto em 30 minutos. Sabemos que cozinhar e descascar a mandioca leva tempo", ensina Bettina Orrico, consultora gastronômica, autora de "Os Jantares que Não Dei".

Lembre-se também de que o tempo de preparo muda de acordo com a intimidade que cada um tem com a cozinha e com os equipamentos.

"Se você não está muito seguro, comece com uma receita. Quando adquirir segurança, tente mais uma e, depois, as três", diz Betty Kövesi, da Escola Wilma Kövesi.

A duração das receitas inclui tempo para reunir rapidamente utensílios e ingredientes usados em uma bancada --sem medir nada. Cada fórmula resulta em duas porções.

Portanto, aproveite mais um dos ensinamentos de Alice Waters e saboreie o ritual da mesa. Ela nos diz mais: planeje refeições descomplicadas e, enquanto cozinhar, não pare nunca de provar, praticar e descobrir.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página