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Em eventos, trailers driblam proibição a álcool nas ruas

"Trucks" de bebidas, vetados por lei de funcionar em público em São Paulo, atuam em feiras gastronômicas

Por outro lado, lojas de bebidas fecham parceria com "food trucks" para servir receitas que eles não conseguem produzir

GUSTAVO SIMON DE SÃO PAULO

Apesar de a lei que regulamenta a comida de rua em São Paulo proibir a venda de bebidas alcoólicas, a cidade vem ganhando "trucks" especializados justamente em vinho e cerveja.

Os furgões não burlam a lei: a exemplo dos primeiros carros de comida, estacionam em terrenos particulares, eventos e feiras gastronômicas.

"É mais fácil entrarmos nesses eventos com bebidas, que harmonizam com os pratos e não competem com eles", diz André Fischer, sócio dos trailers Los Mendozitos.

Os furgões de vinhos argentinos, criados em abril, estacionam em pontos a exemplo do Butantan Food Park e, vez ou outra, ocupam por um dia o estacionamento de lojas como A Queijaria, na Vila Madalena, zona oeste.

Em breve, o mesmo Food Park deverá receber cervejas trazidas pela Uniland --a importadora criou seu "beer truck" também em abril.

"Fomos cerceados pela lei, mas felizmente temos ganhado cada vez mais eventos e pontos como esse", diz Mário Reuter, dono da marca.

Outras iniciativas partem de bares como Pirajá e Astor --que criaram, respectivamente, um carrinho de caipirinhas e um furgão.

E ainda tem gente sem marcas por trás: a designer Karla Aleto criou um projeto de financiamento coletivo para viabilizar a Kombreja, van adaptada para a venda de cervejas. O projeto, que também pode sair com a ajuda de patrocinadores, não tem data para chegar às ruas.

PARCERIAS

Outro drible ao veto ao álcool na comida de rua são as parcerias entre "food trucks" e empórios de cerveja.

Os carros de comida estacionam por uma noite em lojas como Empório Sagarana e Capitão Barley --que não costumam servir mais do que tábuas de queijo ou porções de amendoim. Assim, a bebida fica por conta da loja, e a comida, dos "trucks".

Furgões desse tipo incluem o Holy Pasta, de massas e sanduíches, o Fichips, do peixe com fritas tipicamente inglês, e o Buzina Food Truck, que faz até pratos como frango ao curry e salada de abóbora com queijo de cabra.

"Com a parceria, vendemos comida com cervejas especiais, com as quais não trabalhamos", diz Márcio Silva, do Buzina. "Ainda temos contato com públicos novos, que não necessariamente conhecem a comida de rua."


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