Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

No bar mais antigo de Sevilha, é preciso gritar para "tapear"

ANDRÉ BARCINSKI COLUNISTA DA FOLHA, EM SEVILHA, NA ESPANHA

Quando o bar El Rinconcillo foi inaugurado, na Espanha, o mundo ainda chorava a morte do pintor holandês Rembrandt, Molière acabava de estrear "O Burguês Fidalgo", e os otomanos celebravam a conquista de Creta.

O ano era 1670.

El Rinconcillo é o bar mais antigo em atividade em Sevilha. Pertence à mesma família, os De Rueda, desde 1858, e tornou-se uma das atrações gastronômicas mais concorridas da cidade.

Toda noite, multidões lotam o lugar, que fica na rua Gerona, 40, no bairro de Santa Cruz, longe do burburinho turístico de Sevilha.

De pé, encostados no balcão, fregueses pedem -ou melhor, gritam- seus pedidos a garçons sexagenários, que servem vinho da casa ou as famosas tapas.

"Tapear" é a maior tradição gastronômica da Andaluzia. Significa andar de bodega em bodega, tomando um trago e provando diferentes tapas, que são pequenos aperitivos.

São dois andares. Quem deseja fazer uma refeição pode usar as mesas; já quem quer apenas "tapear" fica de pé, próximo ao balcão. É bem mais divertido.

LONGE DO 'FUSION'

O cardápio de tapas do El Rinconcillo é totalmente "old school": nada das misturas modernas e "fusion" encontradas nos bares de tapas mais novos de Sevilha, com seus tartares e infusões.

O negócio aqui são croquetes de peixe ou carne, espinafre com grão-de-bico, porções de queijo Manchego e "jamon" ibérico, aspargos grelhados e camarões fritos.

Pedimos uma porção de bacalhau assado que estava muito boa.

Os garçons anotam os pedidos a lápis, no próprio balcão de mármore, e depois apagam com um paninho. Do teto, pendem imensas pernas de porco. Legal demais.

Na verdade, o El Rinconcillo está longe de ser o melhor bar de tapas de Sevilha.

Alguns restaurantes mais novos, como o Al Aljibe (alameda de Hercules, 76) e o Ovejas Negras (Hernando Colon, 8) têm uma cozinha mais interessante e opções mais saborosas.

Mas visitar o El Rinconcillo é uma viagem no tempo que vale a pena.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página