Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Isso é tartar?

A abertura da nova casa do chef Erick Jacquin confirma: um dos mais tradicionais pratos franceses ganha cada vez mais uma cara paulistana

NANA TUCCI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nesta semana, São Paulo ganhou sua primeira casa especializada em steak tartar. É o novo restaurante de Erick Jacquin, um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil.

O Tartar & Co, em Pinheiros, confirma o que há algum tempo os cardápios já radiografavam, do botequim da esquina ao restaurante estrelado: o tartar pegou por aqui.

É um prato da cozinha francesa elaborado com carne bovina crua cortada em pequenos cubos e bem temperada. De modo geral, leva cebola, mostarda de Dijon, ketchup, gema, molho inglês e pimenta-do-reino.

É tradição comê-lo imediatamente após seu preparo, daí o costume de finalizar a receita na frente do cliente. Como acompanhamento, batatas fritas, salada verde ou simplesmente torradas.

Esse é o roteiro básico. Em São Paulo, contudo, surgem inovações, como peixes e frutas no lugar da carne bovina.

ONIPRESENTE

No menu do novo restaurante, o tartar é o protagonista de 16 pratos, como a tartine de atum com foie gras (tartar com uma fatia de pão). Aparece também em vários outros do menu, misturado a risotos e sanduíches.

"O Tartar & Co tem o espírito de um restaurante japonês, só que com tempero francês. É peixe cru com pimenta e sal", resume Jacquin.

O Tartar terá também pratos clássicos franceses e emblemáticos paulistanos, na parte do cardápio dedicada à "bistronomie" ­-a onda parisiense de oferecer pratos da alta gastronomia a preços razoáveis. Os preços variam entre R$ 19 e R$ 54.

Jacquin é o chef-executivo, e a cozinha está a cargo do jovem de 28 anos e ex-subchef do Kaá, Filipe Macambyra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página