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Vinhos foram servidos a 11ºC em teste às cegas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os oito rótulos de rosés da degustação às cegas, realizada no dia 30/1, foram escolhidos a partir do levantamento dos mais vendidos -e disponíveis nas prateleiras- em quatro redes de supermercados de São Paulo. Foram visitados Pão de Açúcar, Casa Santa Luzia, Walmart e St. Marche.

A sommelière e colunista de vinhos da Folha, Alexandra Corvo, orientou o teste em sua escola, Ciclo das Vinhas, em São Paulo.

Antes da degustação, ela provou os vinhos e determinou a ordem em que seriam servidos: primeiro os mais ácidos, depois os mais encorpados e, por fim, os mais doces, para não prejudicar o paladar.

Os rótulos das garrafas foram encobertos e todos os rosés foram servidos rigorosamente a 11ºC.

Os especialistas registraram impressões sobre cor, aroma e sabor, numa ficha, e atribuíram notas de 0 a 5 a cada um.

O vinho Lancers apresentou características de oxidação e, por isso, uma segunda garrafa foi aberta. Os rótulos foram revelados somente depois da conclusão do teste.


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