Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com sinalização falha, van regular confunde turista

DO RIO

O turista utiliza uma van para trafegar pelo Rio tem apenas nas faixas coloridas pintadas na lateral do veículo a única identificação de legalidade desse transporte.

Mesmo assim, não dá para saber pelas cores os itinerários que os veículos seguirão. Ainda está em processo de licitação a nova regulamentação a ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano.

A partir de então, os motoristas deverão ter fotos no interior dos veículos com número de matrícula, além de sistema de GPS e validação do bilhete único.

"Calculamos que existam hoje na cidade 6.000 vans piratas. Estamos ampliando as fiscalizações para ações diárias", afirmou o coordenador especial para transporte complementar, o delegado Cláudio Ferraz.

Desde o dia 11 de março, a coordenadoria criada pela prefeitura apreendeu 500 veículos irregulares.

O caso envolvendo o casal de turistas preocupa entidades do setor.

Para Alfredo Lopes, da ABIH-Rio (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), uma "luz amarela" foi acesa.

"O Rio viveu décadas de violência mundialmente conhecida. Qualquer episódio ganha o mundo e preocupa por acontecer em Copacabana, o bairro mais monitorado e policiado da cidade. Imagina em áreas como a Barra da Tijuca", afirma Lopes.

Para Darcílio Junqueira, superintendente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, do Rio, o caso deve servir como exemplo. "A fiscalização tem que aumentar. Não pode acontecer, virar uma prática."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página