Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Usuário perde três dias por ano nos pontos de parada

DE SÃO PAULO

Os usuários do transporte público de São Paulo perdem três dias por ano apenas esperando por ônibus ou trens.

É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pelo aplicativo de celular Moovit, presente em dez países e que funciona em São Paulo desde o fim do ano passado.

Para a pesquisa, foram ouvidos 300 de seus 50 mil usuários entre fevereiro e março.

Os três dias perdidos são a soma dos 20 minutos que os entrevistados gastam por dia, em média, esperando nas paradas pelos ônibus ou trens.

Esse tempo representa um quarto da duração total das viagens -cerca de 1 hora e 20 minutos, em média.

O dado equivale ao apurado pela própria prefeitura no ano passado, quando o tempo médio de viagem nos ônibus foi de 1 hora e 24 minutos no pico da tarde.

A pesquisa apontou também que cerca de 30% dos usuários gastam mais de duas horas em seus trajetos.

Questionados sobre o que causa mais frustração no transporte público da cidade, metade dos usuários respondeu que é a superlotação.

Para 25%, o maior problema é a incerteza -não saber quando o ônibus ou trem vai chegar à parada.

Em terceiro lugar estão os atrasos, principal reclamação de 14% dos entrevistados.

Pelo aplicativo, gratuito, os usuários podem compartilhar informações como limpeza, lotação e até o comportamento do motorista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página