Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Placa voadora' gira e engana motoristas

Sinalização que aponta vias passa informação errada em esquina da rua Cerro Corá, na zona oeste de São Paulo

Na zona norte da cidade, placa colocada atrás de semáforo promoveu a rua frei Vicente para "rei"

JULIA BOARINI DE SÃO PAULO

O motorista que passa pela rua Cerro Corá, uma das principais vias da Lapa (zona oeste de São Paulo), pode ter dificuldades para se localizar. A placa indicando o cruzamento com a rua Pepiguari girou, invertendo a indicação das vias.

Para aumentar a confusão, a outra esquina das mesmas vias, que deveria ter sinalização idêntica, está correta. Mas aí já pode ser tarde, e o motorista terá que procurar o retorno mais próximo.

"A gente só repara nas placas da cidade quando está perdido, e aí quando precisamos da ajuda da sinalização ela está assim, trocada", reclamou Marcelo Penteado ao passar pela "placa voadora".

A situação se repete no centro, na esquina entre as ruas Santa Ifigênia e a dos Gusmões. "Todo mundo conhece a Santa Ifigênia, mas mesmo assim o pessoal fica meio perdido e vem me perguntar qual é a Gusmões", afirmou um vendedor ambulante que preferiu não se identificar à reportagem.

Esse é apenas um dos problemas que atrapalham o dia a dia do motorista na capital paulista. A reportagem identificou em diferentes regiões da cidade placas amassadas, dobradas, desbotadas e escondidas por árvores, como as que indicam o caminho para a marginal Tietê e Santa Cecília na avenida Sumaré, em Perdizes, na zona oeste.

Há ainda outro problema na rua Alfredo Pujol, em Santana (zona norte), onde a placa indicando a rua Frei Vicente do Salvador foi colocada parcialmente atrás de um semáforo, promovendo o frei a "rei Vicente".

Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que os agentes de trânsito são responsáveis por informar o setor responsável para manutenção da placa. O departamento deve então solicitar vistoria para avaliar se a sinalização será trocada ou apenas lavada.

Caso a placa seja essencial para a segurança viária, a reposição é imediata.

Nos outros casos, a companhia elabora um projeto de reposição.

Quem quiser solicitar a manutenção ou implementação de sinalização à CET pode ligar gratuitamente para o telefone 1188 ou fazer o pedido no site www.cetsp.com.br.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página