Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Fórum parece não ter sido feito para abrigar pessoas

DE SÃO PAULO

O fórum criminal da Barra Funda não foi construído para abrigar pessoas. Foi essa a impressão que tive em março de 2010, quando fiquei 40 horas no mesmo porão em que hoje estão os sete jurados do Carandiru.

Fui convocado como testemunha do julgamento do casal Nardoni e submetido às mesmas regras de incomunicabilidade do júri.

Essa impressão foi construída pela falta de ventilação e de iluminação dos corredores. Também pelo banheiro interditado, por baratas mortas pelo chão e pelo grupo de pessoas que foi perdendo todo o bom humor com o tempo. Não havia direito a banho de sol.

Essas trocas de humor foram motivadas em grande parte pelas noites mal dormidas. O colchão tinha plástico barulhento e o cobertor era de campanha de agasalho. Os quartos ficam perto de um motor barulhento do sistema de ventilação e não era raro ouvir "sonâmbulos" nos corredores.

A comida era horrível, servida em marmitex de isopor. Só quem tentou sabe como é complicado cortar carne num recipiente tão frágil.

Dormir mal, comer mal e num ambiente hostil. Não surpreende que o jurado tenha passado mal na quarta-feira. Surpreende é ele ter se recuperado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página