Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Empresas usam brecha legal para fazer propaganda em SP
Vitrines nas ruas exibem anúncio semelhante ao vetado pela Lei Cidade Limpa
Comissão estuda rever lei para vetar 'outdoors simulados' e reduzir a poluição visual na capital paulista
Empresas de São Paulo encontraram uma brecha legal para voltar a exibir propagandas semelhantes a outdoors, proibidos em 2007 pela Lei Cidade Limpa.
Os anúncios estão dentro da lei, mas já deflagraram um debate pela reformulação das regras de controle da poluição visual na cidade.
Durante a semana, a Folha encontrou peças publicitárias com esse padrão nas avenidas Paulista, Europa, Cidade Jardim e Nove de Julho.
As propagandas ocupam grande parte das vitrines desses estabelecimentos, a um metro do vidro. Dessa forma, respeitam a distância prevista na lei e podem ser vistas de uma longa distância.
"Pela lei, o banner pode ficar um metro pra dentro [do estabelecimento]. Agora, essa coisa de colocar na cidade inteira é perigoso. É um outdoor de forma simulada", afirma a arquiteta Regina Monteiro, uma das mentoras da Lei Cidade Limpa.
De acordo com a prefeitura, a CPPU, comissão responsável por acompanhar a aplicação das regras, planeja propor uma revisão na lei para barrar esse tipo de anúncio.
A comissão é formada por integrantes de órgãos públicos e representantes da sociedade civil.
Para Ágata Tinoco, professora de design na ESPM e membro da comissão, as peças publicitárias "desvirtuam o espírito da lei".
"A intenção da lei é que não exista esse espalhamento de banners, mas a brecha diz que pode", afirma ela.
A CPPU retomou seus trabalhos na última quarta-feira. A comissão é responsável também por pareceres em casos controversos de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem urbana.
Procurada, a loja de roupas Colombo, na avenida Paulista, não se manifestou.
A Marisa, que usa uma logomarca com recuo em uma de suas lojas, também na Paulista, disse que o anúncio atende à legislação.
A produtora de eventos XYZ, que fica na avenida Cidade Jardim, disse que o anúncio que exibe é legal e que, se a lei mudar, removerá a propaganda.
CET
Outro ponto polêmico é o uso de faixas informativas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Apesar de serem de utilidade pública, membros da comissão criticam seu uso quando amarradas em postes de luz e árvores. Entendem que elas causam poluição visual e são contrárias ao espírito da Cidade Limpa.
A prefeitura informou que a comissão "fará gestões junto à CET para que sejam adotadas alternativas."