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Guarujá quer colocar totens publicitários nas praias

Prefeitura pretende ainda limitar os quiosques

NATÁLIA CANCIAN ENVIADA ESPECIAL AO GUARUJÁ

Saem os quiosques tradicionais, entram estruturas menores e totens publicitários nas praias do Guarujá.

O projeto que pretende mudar a paisagem na cidade turística do litoral sul de São Paulo foi apresentado neste mês pela prefeitura à União.

A proposta prevê a instalação de 124 totens em seis praias: Enseada, Pitangueiras, Guaiuba, Tombo, Pernambuco e Astúrias. Destes, 63 devem ficar na Enseada, uma das mais movimentadas.

A iniciativa ainda depende de aprovação da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), com quem a prefeitura firmou acordo em 2010 para fazer mudanças na orla.

Segundo o diretor de projetos da Secretaria de Planejamento da cidade, Marco Damin, os novos totens devem medir cerca de 2,40 m de altura por 1 m de largura. O objetivo é usar as estruturas para captar recursos à cidade.

A orla do Guarujá já teve totens em outras ocasiões, mas foram retirados. Os que permanecem serão substituídos pelo novo modelo.

Segundo Damin, a ideia é liberar a faixa de areia e regular a publicidade. As estruturas, afirma, interferirão pouco na paisagem. "Será um [totem] a cada cem metros."

Os moradores, porém, já encaram o projeto com desconfiança. "Vai ser mais poluição visual", diz Mário Guzman, da Associação Amigos da Praia de Pitangueiras.

A prefeitura renovou também a promessa de diminuir a quantidade e o tamanho dos quiosques da areia.

O tempo previsto para execução dos trabalhos varia segundo a praia: de três meses, na praia do Pernambuco, a três anos, na Enseada.

Quiosqueiros ouvidos pela reportagem demonstraram temor de perder as estruturas. A prefeitura diz que as mudanças serão discutidas com todas as partes.


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