Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Manifestantes publicam vídeo para criticar repressão policial

DE SÃO PAULO

O Movimento Passe Livre, responsável pela organização das manifestações contra o aumento das tarifas em que foram cometidos atos de vandalismo, usou as redes sociais para defender que a ação da Polícia Militar foi truculenta e teria encorajado os manifestantes a entrarem em confronto com os policiais.

Em um dos vídeos postados na página do Facebook do movimento, é possível ver um policial militar xingando manifestantes na avenida 9 de julho, durante o protesto de quinta-feira.

"Vou te pegar filho da puta!", diz ele. Na sequência, há uma aglomeração de PMs no canteiro central. Perto dali, manifestantes tentam reanimar um homem desmaiado. Pelas imagens, porém, não é possível detectar se ele foi agredido por PMs.

"A partir do momento em que a polícia reprimiu com violência, a situação ficou incontrolável", disse o estudante de filosofia Marcelo Hotimsky, 19, um dos organizadores das manifestações.

Em nota, o Movimento Passe Livre diz que "as depredações só se iniciaram depois de um segundo momento de repressão brutal e prisões, na região da avenida Paulista".

"O Movimento Passe Livre não incentiva a violência em momento algum de suas manifestações, mas é impossível controlar a frustação e a revolta de milhares de pessoas com o poder público e com a violência da Polícia Militar". A PM diz que as imagens serão analisadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página