Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Repercussão

Ziraldo, escritor e ilustrador:
"A literatura infantil no Brasil tem uma importância maior do que em boa parte dos países. E um dos pilares desse processo foi Tatiana Belinky. Ela nasceu na Rússia, mas foi uma grande brasileira."

Pedro Bandeira, escritor:
"Foi pioneira e mestra. Cresci assistindo na Tupi a suas adaptações de Pollyana, do 'Sítio' e da Bíblia. Com o marido, criou o fazer televisivo, numa época em que era tudo 'ao vivo', não havia videoteipe. No caso do 'Sítio', fez a melhor versão, entendeu perfeitamente o que Lobato queria dizer com a boneca Emília. Além disso, era um repositório de folclore germânico, russo e escandinavo. Sabia histórias que nunca tínhamos ouvido por aqui."

Ruth Rocha, escritora:
"Ela foi uma personalidade muito importante na cultura brasileira e na de São Paulo. Não só na literatura infantil mas também no teatro e na televisão."

Eva Furnari, escritora e ilustradora:
"Foi uma das pioneiras da literatura infantojuvenil brasileira. Tinha uma visão muito clara sobre as crianças. Sua literatura era marcada pela brincadeira e pelos jogos de palavras. Uma pessoa muito doce e de uma energia impressionante. Foi um exemplo."

Marta Suplicy, ministra da Cultura (em nota oficial):
"Tatiana Belinky é joia rara. Da lavra de Niemeyer e outros poucos incansáveis. Sensível, produtiva.
Capaz de nos brindar com centenas de livros para um público extremamente desafiador: o infantojuvenil. Embalou muitas das minhas alegrias de infância! [...] Nossa literatura perde uma grande criadora."

Heloisa Preito, escritora e editora:
"Belinky tinha uma lista de méritos infinita. Ela nunca subestimava a inteligência das crianças, nem nos livros, nem em debates. Isso era muito explícito nas suas obras, que, assim como ela, eram muito bem-humoradas. Dona de uma cultura enorme, ela trouxe muitos clássicos para o país, com grande qualidade. Ela tinha um olhar cosmopolita, que fará muita falta."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página