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Outro lado

Cidades dizem cumprir prazos das licitações

DE BRASÍLIA

Os governos das cidades-sede da Copa de 2014 e respectivos Estados informaram que os cronogramas previstos na licitação das obras estão sendo cumpridos e que os atrasos em relação à previsão de 2010 ocorreram devido ao fato de os projetos estarem, naquela época, ainda em seus estágios iniciais.

"A previsão válida é a assegurada nos contratos firmados, com base na Lei das Licitações, entre as empresas contratadas por meio de licitação --dividida em dois lotes-- e a Prefeitura do Rio, que expiram em fevereiro de 2014", defende a Secretaria de Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ela é responsável pelo BRT em construção na cidade, que tinha previsão de estar pronto em maio de 2013.

Os projetos que continuam na lista de obras da Copa de 2014, segundo os responsáveis, estarão operando durante o evento. Já sobre os que saíram, as cidades informam que isso ocorreu por causa de aumento de custos em relação à previsão de 2010.

O Ministério do Esporte informou em nota que "os prazos para conclusão das obras de mobilidade urbana constantes da lista de obras da Copa vão de junho de 2013 a maio de 2014".

O documento a que se refere o ministério é o atual, não o que foi produzido em 2010. O documento em vigor é atualizado todas as vezes que uma cidade comunica mudanças na execução do cronograma de suas obras.

"As obras retiradas de versões anteriores da Matriz de Responsabilidades [lista de obras da Copa] foram incorporadas ao PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para garantir a execução como legado da Copa do Mundo no país", afirmou o ministério.

"A retirada se deu em função da possibilidade de não ficarem prontas para o Mundial de 2014."

Ainda segundo o ministério, as obras hoje estão avaliadas em R$ 8,9 bilhões, sendo que o BNDES e a Caixa financiam R$ 5 bilhões. Dos R$ 5 bilhões, foi desembolsado R$ 1,6 bilhão até agora.


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