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Minoria das crianças lê de maneira adequada

Prova de ONG que avalia alfabetização revela defasagem; Alagoas tem o pior resultado

SABINE RIGHETTI DE SÃO PAULO

Mais da metade das crianças brasileiras estão defasadas em leitura. Em matemática, a situação é ainda pior: 67% das crianças não conseguem fazer contas básicas como deveriam na sua idade.

Os resultados são da Prova ABC, da ONG Todos pela Educação, divulgados ontem.

De acordo com a avaliação, aplicada no final do ano passado a 54 mil crianças do 3º ano do ensino fundamental (faixa de 8 anos) privado e público, 55% dos pequenos não têm proficiência adequada em leitura.

Pior: quase 25% das crianças avaliadas em todo o país não demonstram habilidades elementares como as de localizar informação num texto.

Por exemplo, não conseguem dizer quem é o personagem principal ou identificar o tema de um texto curto.

Os dados, claro, variam regionalmente. Em São Paulo, 60,1% das crianças são proficientes em leitura. Já em Alagoas, Estado com pior avaliação, o índice cai para 21,7%.

"Regiões mais pobres tendem a ter índices piores. Mas isso não pode servir de justificativa", analisa Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação.

Os dados deste ano não são comparáveis com anos anteriores, pois as provas foram aplicadas em anos letivos diferentes. Mas é possível notar boas notícias.

Neste ano, o destaque é o Ceará, onde os índices estão mais perto dos nacionais do que dos do Nordeste.

No Ceará, 42,1% das crianças têm leitura adequada. O índice brasileiro é 44,5%. No Nordeste é 30,7%. "O Ceará tem investido em educação. É uma experiência positiva."

Essa foi a última edição da Prova ABC. A partir deste ano, o governo federal terá um sistema próprio, a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), aplicada em todo o país.


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