Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nello Roberto de Rossi (1921-2013)

Um ator italiano dono de cantina

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Em 1984, Nello Roberto de Rossi, sentado à mesa com seus funcionários, disse a um deles: "Bonita camisa, Fernandinho". A resposta veio em coro: "Muito obrigado, a do senhor também é linda".

O diálogo ficou famoso naquele ano por constar na propaganda da marca de camisas US Top. Nello era o ator que representava o patrão.

Italiano de Roma, começou a atuar aos 14, primeiro no teatro, depois no cinema. Nos anos 40, foi aos EUA tentar a carreira por lá, mas o fato de ser italiano na América em plena Segunda Guerra não o ajudava. De volta a seu país, trabalhou como assistente de direção de Roberto Rossellini.

Em 1953, casa-se com Rina, atriz, e decide retornar aos EUA, onde ajuda a montar um restaurante em Nova York.

Em 1973, vem ao Brasil cuidar dos negócios que um irmão deixara após morrer. Gostou tanto do que viu que se mudou para cá. Em 1974, abriu a cantina Nello's, que hoje tem uma unidade em Pinheiros e outra na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo.

A mulher cuidava da cozinha (a cantina é famosa pelos seus molhos), e Nello recebia os clientes. Mas nunca abandonou o cinema, sua paixão.

Patrocinou filmes ("Festa", de Ugo Giorgetti, e o desenho "Cassiopéia") e atuou em propagandas (Sadia, Mercedes, Pepsi, Estrela e Estomazil).

Era espirituoso e inteligente e costumava ajudar os funcionários, como conta Augusto, genro e sócio na cantina.

Com uma crise de vesícula, passou por uma cirurgia. Morreu ontem, aos 91, de choque séptico. Teve quatro filhos, dez netos e uma bisneta. O enterro será hoje, às 9h, no cemitério São Paulo, na capital.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página