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Viagem será rápida e econômica, afirma governo

DE SÃO PAULO

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos afirma que a simulação de tempo feita pela Folha é "completamente arbitrária".

Segundo a pasta, o passageiro poderá sair rumo ao aeroporto de qualquer lugar da capital ou região metropolitana. "A estação Aeroporto de Guarulhos estará interligada a todo o sistema metroferroviário de São Paulo, que atualmente conta com mais de 335 km de malha."

Em nota, a secretaria afirmou ainda que a viagem de trem será rápida e econômica, pois o tempo de viagem do Brás (região central de São Paulo) até o aeroporto será de apenas 37 minutos.

A vantagem do trem, diz o órgão, é que, diferentemente do carro (que depende das condições do trânsito), o usuário saberá exatamente o tempo que precisa para chegar até o aeroporto.

Sobre a estação de Cumbica, a pasta informou que a localização foi escolhida pela GRU Airport, concessionaria que administra o aeroporto.

A empresa confirma e diz que se propôs a oferecer um monotrilho para ligar a estação aos terminais 1, 2 e 3 --este último, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2014.

A secretaria reafirmou que São Paulo sera a "primeira cidade a ter dois aeroportos --Congonhas e Internacional de Guarulhos-- ligados aos trilhos". Cumbica com trem e Congonhas com monotrilho.

A partir de 2014, a linha 17-ouro fará a ligação entre o Morumbi (zona oeste) e Congonhas, com 7,7 km de extensão e oito estações. Já a futura linha 13-jade da CPTM terá cerca de 11 km de extensão e oferecerá acesso a Cumbica.

A demanda prevista para a linha é de 120 mil passageiros por dia. "A linha atenderá usuários, trabalhadores e moradores das cidades de São Paulo e de Guarulhos, e não apenas passageiros com destino ao aeroporto."

A contratação das obras está em andamento e tem previsão de conclusão de 18 meses.


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