Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SP pede 158 profissionais a ministério

TALITA BEDINELLI DE SÃO PAULO

O município de São Paulo pediu 158 médicos ao novo programa do Ministério da Saúde, o Mais Médicos, que dará uma bolsa aos profissionais, incluindo os formados no exterior.

O número representa 6% da necessidade de médicos do município, que é de 2.800 profissionais, segundo o secretário da Saúde, José de Filippi Júnior.

Para o coordenador da atenção básica da secretaria, Jorge Harada, o número pequeno de pedidos se deve aos requisitos do programa: só UBSs (Unidades Básicas de Saúde) podem receber os médicos, já que eles atuarão na atenção básica, e elas têm que estar nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Enquadram-se 82 unidades. Serão 38 médicos para a zona sudeste, 22 para a norte, três para a centro-oeste e 63 para a sul.

A zona leste pode receber 32 médicos. Reportagem da Folha publicada no domingo mostrou que a região perdeu 141 profissionais desde 2009.

A bolsa que será paga pelo ministério é de R$ 10 mil, além de R$ 850 para o pagamento do INSS.

A cidade que receber o médico poderá dar ajuda de custo para moradia.

O cadastramento da capital paulista foi divulgado ontem em evento do ministério com prefeitos e secretários da Saúde de cidades de São Paulo.

O governo federal ajudará as cidades que quiserem se cadastrar no projeto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página