Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Professora que ensina até em pizzaria faz escola vencer concurso

SABINE RIGHETTI ENVIADA ESPECIAL AO RECIFE

Uma professora de matemática de uma escola municipal da Paraíba resolveu criar uma metodologia de ensino para atrair os alunos. Resultado? A escola virou destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Para conseguir o feito, Jonilda Ferreira, 44, da escola Cândido de Assis Queiroga, de Paulista (PB), cidade de 11 mil habitantes, resolveu aliar a matemática ao cotidiano.

Antes de ensinar fração, por exemplo, faz uma vaquinha e chama todo mundo para a pizzaria "de um amigo". "Aí, quando explico fração na lousa, eles entendem", diz.

"Se eu não faço isso, os alunos ficam olhando com cara de ponto de interrogação."

Para outros conteúdos, Jonilda leva os alunos para o posto de gasolina ou mercado. "Só tenho giz e lousa na escola. Há um laboratório de informática, mas estamos esperando o técnico para poder usar os computadores."

Nas olimpíadas deste ano, a escola levou cinco medalhas de ouro. Soma, sozinha, mais medalhas de ouro do que todas as escolas públicas juntas da maioria dos Estados.

Economista e matemática, Jonilda ganha cerca de R$ 1,5 mil por mês. Agora quer fazer mestrado na UFPB (Universidade Federal da Paraíba).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página