Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Seca faz São Paulo entrar em estado de atenção pelo quinto dia seguido

DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção ontem por causa da baixa umidade relativa do ar. Esse é o quinto dia seguido em que isso acontece.

Por volta das 13h, quando a Defesa Civil colocou a cidade em atenção, a umidade média da cidade era de 28%. Esse foi o índice médio mais baixo do dia.

Algumas estações chegaram a registrar índice menor, como a do aeroporto de Congonhas (24%), do aeroporto Campo de Marte (26%) e Campo Limpo (26%).

Índices de umidade inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, emergência.

O deserto do Saara registra umidade entre 10% e 15%.

Outros municípios paulistas registraram umidade baixa ontem. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os menores índices mais ocorreram em Barretos (16%), Pradópolis (19%), Jales (20%) e Franca (21%).

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos.

Com umidade abaixo dos 30%, as pessoas devem evitar fazer exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h.

Outras recomendações são umidificar o ambiente e consumir bastante água.

Hoje, a Grande São Paulo continua com baixa umidade --em torno de 20%. As temperaturas variam entre 10ºC e 28ºC na capital.

Já amanhã, uma frente fria chega e a nebulosidade pode ter um ligeiro aumento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página