Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Luiz Prim (1935-2013)

Regeu os 'Canarinhos de Petrópolis'

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Durante 28 anos, frei José Luiz Prim foi o responsável pela formação de milhares de coralistas no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, mais conhecido como os "Canarinhos de Petrópolis".

O sacerdote chegou à região serrana do Rio no final de 1972. Logo, assumiu a direção da escola, que na época chamava-se São José, e a regência do coral, ao lado do frei alemão Leto Bienias, que fundou a instituição em 1942.

Empreendedor, conseguiu a ajuda de muitas pessoas para arrecadar verba para a construção da sede própria da entidade, a partir de 1976.

Uma de suas maiores realizações como religioso era ter se apresentado com o coral para um papa. Foram quatro vezes, a última delas para João Paulo 2º, em 2000, na praça São Pedro, no Vaticano, durante uma turnê dos "Canarinhos" pela Europa.

Nascido em Santo Amaro da Imperatriz (na Grande Florianópolis), entrou para o seminário em Rodeio, também em Santa Catarina. Trabalhou em Agudos e estudou música em Bauru, ambas no interior de São Paulo. Após deixar Petrópolis, em 2001, passou por Pato Branco (PR) e atualmente vivia em Blumenau (SC).

Na semana passada, precisou fazer uma cirurgia após sofrer um acidente de carro dias antes. Já estava no quarto do hospital quando acabou tendo uma embolia pulmonar e outras complicações.

Morreu na terça (6), aos 78 anos. A missa do sétimo dia será realizada hoje, às 19h30, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página