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Foco

Brigadeiro testa sinalização semelhante à de estradas

CÉSAR ROSATI DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou um novo modelo de faixa exclusiva de ônibus na av. Brigadeiro Luís Antônio.

Desde o Ibirapuera, passando pela região da avenida Paulista e seguindo até o centro de São Paulo, foram pintadas duas linhas paralelas para separar a via destinada aos carros das exclusivas para circulação dos coletivos.

Chamada de "diferenciada" pela companhia, a faixa deixou em dúvida motoristas que passaram por ali ontem, primeiro dia de funcionamento da faixa na via.

Isso porque existem trechos onde uma faixa é contínua e a outra, não. Quem está acostumado com a faixa da avenida 23 de Maio, por exemplo, ficou confuso ao entrar em um estacionamento ou pegar uma rua à direita.

"O que é permitido, afinal?", perguntou o taxista Adriano de Souza. "Deveria ser tudo tracejado ou tudo contínuo. A confusão ficou generalizada e o trânsito, caótico", afirmou Souza.

Em nota, a companhia afirmou que a faixa segue o modelo das estradas. Ou seja, os carros podem cruzar a faixa quando a parte pontilhada está mais próxima a eles.

Quando a linha seccionada está próxima dos ônibus, quem está autorizado a cruzar a via segregada e usar a pista paralela, compartilhada, é o coletivo. Se as duas linhas forem contínuas, a passagem não é autorizada.

O projeto, de acordo com a CET, usou como base a resolução nº 236 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A companhia informou ainda que a faixa de ônibus foi instalada em fase experimental e que, por isso, poderá sofrer ajustes.


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