Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No fim do ranking, Marituba (PA) convive com inundações e lixo

JONES SANTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MARITUBA (PA)

Marituba, na região metropolitana de Belém, é o município com pior Ibeu entre os 289 pesquisados. Não é preciso andar muito pela cidade para perceber as razões.

Na praça central, área mais urbanizada, 20 minutos de chuva são suficientes para causar alagamentos. "Aqui todo dia chove e todo dia alaga, não tem jeito", diz a dona de casa Maria de Souza, 52, há 30 anos em Marituba.

Para a comerciante Daniela Tavares, 20, o saneamento básico ineficiente é a pior queixa. Em frente ao comércio de Daniela, onde ela também mora com uma avó e uma sobrinha, o local onde seria a calçada está tomado por mato. O esgoto corre a céu aberto e um canal que passa atrás da casa acumula lixo.

O lixo é outro problema. Apesar de o Ibeu apontar que 99% dos moradores de Marituba não convivem com detritos jogados em logradouros, a sujeira é visível nas principais vias da cidade.

"As pessoas são porcas mesmo. Nem é tanto culpa da prefeitura, porque a coleta de lixo passa sempre", afirma o autônomo José Firmino, 43.

A Folha procurou a assessoria do prefeito interino de Marituba, Francisco Besteiro (PMDB). Até a conclusão desta edição não houve resposta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página