Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senado zera tributo sobre transporte público

Objetivo é reduzir o preço das passagens

DE BRASÍLIA

O Senado aprovou ontem projeto que zera as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre o transporte público. A proposta visa reduzir as tarifas de ônibus, metrô, barcas e trens em centros urbanos.

Não há estimativa de qual será a queda das tarifas, mas a previsão do senador Jorge Viana (PT-AC), relator do projeto, é reduzir em 4% o custo que incide sobre as passagens.

"As empresas deixam de ter na composição da tarifa perto de 4%, que é a soma do PIS/Pasep e Cofins", afirmou.

O governo acelerou a votação depois que a pressão popular pela queda nas tarifas deu início a uma série de protestos em junho. A ideia é sinalizar que há nova política de transportes urbanos no país.

A presidente Dilma Rousseff havia encaminhado ao Congresso medida provisória com teor semelhante, mas o governo optou por acelerar a tramitação do projeto porque ele estava em fase mais avançada de análise.

O texto segue agora para sanção da presidente Dilma, mas, por causa de medida provisória, seus efeitos já vigoram na prática.

Se houver necessidade de ajustes no conteúdo da proposta, isso será feito na medida provisória que ainda tramita na Casa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página