Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura amplia faixa do corredor norte-sul na 2ª

Trecho exclusivo para ônibus será estendido até a avenida Atlântica

Entre a rua Padre José Garzotti e a avenida do Jangadeiro, haverá proibição total para carros no sentido centro

DE SÃO PAULO

A quarta etapa da faixa exclusiva de ônibus no corredor norte-sul começa a funcionar nesta segunda-feira com um trecho em que todas as pistas serão proibidas para carros ou motos.

A faixa, que já funciona da praça Campo de Bagatelle (zona norte) à avenida do Jangadeiro (zona sul), agora será estendida até a avenida Atlântica. O novo percurso, de 1,2 km, passa pela avenida Senador Teotônio Vilela.

Além de reservar a faixa da direita apenas aos ônibus, a prefeitura vai impedir a circulação de outros tipos de veículo por cerca de 420 metros, entre a rua Padre José Garzotti e a avenida do Jangadeiro.

A proibição será apenas no sentido centro, por período integral. Os motoristas serão obrigados a usar um desvio pela rua Icanhema.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo da medida é "priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus".

A companhia vai alterar o sentido de circulação de algumas vias da região, para facilitar o desvio, e diz que agentes "vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito".

Essa é a segunda área da cidade proibida para automóveis pela gestão Fernando Haddad (PT). Em março, os carros foram vetados na região do largo Treze de Maio, em Santo Amaro (zona sul), mas a restrição só vale em períodos da manhã e da tarde.

Após reclamação de comerciantes e estacionamentos, a prefeitura flexibilizou a proibição e criou um cadastro para os donos de imóveis.

As multas por invasão à faixa já implantada no corredor norte-sul começam na segunda-feira. Das 6h às 22h, quem for flagrado pelos 50 agentes destacados para a fiscalização estará sujeito a penalidade de R$ 53,20 e mais três pontos na habilitação.

No novo trecho haverá período de orientação e as multas ainda não tem data para serem aplicadas.

OUTRAS

Também na segunda-feira outras dez vias receberão faixas de ônibus, como as avenidas Nova Cantareira e Tucuruvi, na zona norte.

Com elas, a gestão Haddad chegará a marca de 136 km implantados em 2013 --a maioria depois da recente onda de manifestações.

A meta da prefeitura era fazer 150 km até 2016, mas ela foi ampliada para 220 km e o prazo foi antecipado até o fim deste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página